Apresentação

O sonho de um evento que promovesse a troca de conhecimentos entre discentes da FAMERP surgiu com a Gestão Manifesto no ano de 2012, concretizado com a realização do I Congresso Médico Acadêmico da FAMERP.

Em 2018, com a Gestão Torvelin no I Congresso Acadêmico de Ciências da Saúde, e em 2019, com a Gestão Motirõ no II Congresso Acadêmico de Ciências da Saúde, retomou-se a ideia da importância de um evento que trouxesse a valorização da área da saúde, promovendo um ambiente de discussão sobre o Sistema Único de Saúde, a Atenção Primária em Saúde, o Interprofissionalismo e a Humanização da Relação com o Paciente, bem como incentivasse o conhecimento científico dentro da faculdade, estimulando a apresentação de trabalhos científicos pelos acadêmicos.

Hoje, após um período de desmonte do Sistema Único de Saúde, desvalorização da ciência e da pesquisa no Brasil e de um quadro de pandemia que mostrou a importância desses setores, retornamos com o III Congresso Acadêmico de Ciências da Saúde, realizado pela Gestão Bennu.

O congresso irá abranger uma série de temas com enfoque no papel do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e suas diversas frentes de atuação, enfatizando a multiprofissionalidade, seus avanços no âmbito tecnológico e inovador, bem como os desafios a serem compreendidos e superados. Evidenciaremos o Hospital de Base (HB) e a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) como locais de ascensão e inovação na área da saúde, destacando como são referência no que tange à tecnologia, pesquisa, ensino, tratamento de doenças e diversos outros âmbitos que faz esse complexo ser um parâmetro quando pensamos em saúde. Trataremos também das tecnologias no SUS, questões atuais como pandemias e doenças infectocontagiosas em alta, o papel da equipe multidisciplinar no SUS, atendimento humanizado, segurança do paciente, saúde do idoso, da população negra e de populações negligenciadas e sobre saúde mental. O congresso também irá contar com a apresentação de trabalhos científicos realizados pelos alunos ao longo da graduação.

E assim, espera-se dar continuidade aos trabalhos realizados nos anos anteriores, incentivando a busca por conhecimento pelos discentes, ampliando a abordagem das especialidades do campo da saúde, atualizando os conhecimentos dos alunos e profissionais a respeito dos diversos âmbitos que integram a área da saúde  e estimulando a realização de pesquisa científica dentro da faculdade.